MS Rregião - DOMINGO, 25 DE FEVEREIRO DE 2018 | Email: msregiao@outlook.com
22 de JANEIRO de 2018 | Fonte: PortaldoMS

Mesmo sem motivo para corrida, fila para o recadastramento biométrico foi a notícia da Semana

Eleitores aguardando atendimento por cadastramento da biometria (Foto: Soares Filho)

A corrida para o recadastramento biométrico no município de Naviraí, cidade que não está entre as que tem prazo para conclusão do atendimento, foi a notícia da semana do PORTAL DO MS. A reportagem constatou que dezenas de eleitores estão passando mais de 8 horas na fila na frente do cartório eleitoral.

Para os representantes da Justiça a corrida desnecessária nesta fase acontece pelas noticias falsas, espalhadas pela rede social, principalmente no whatsapp, onde chegaram a anunciar a multa elevada para quem não se cadastrasse ainda no ano passado. “O fato de existir esse prazo em algumas zonas eleitorais, como em Campo Grande por exemplo, também faz as pessoas se confundirem” diz Sirlene Shiota, responsável pelo cartório no município.

Entre as pessoas que madrugaram, a dona de casa Clarice Alécio, disse que pode até não ter prazo, mas, na dúvida preferiu resolver logo o problema. A mesma opinião tem o eleitor Benito Gonçalves, que saiu de casa às 3 da manhã e aguardou por mais de 8 horas, na fila, pela abertura do cartório eleitoral.

O objetivo do TSE – Tribunal Superior Eleitoral – é de cadastrar, até as eleições de 2018, 80 milhões de pessoas para que possam votar por meio de urnas biométricas. Com a biometria, o eleitor é identificado em sua seção eleitoral por meio das digitais, o que elimina a possibilidade de fraudes.

Um caso que chamou a atenção no atendimento do recadastramento desta terça-feira (16), foi o da aposentada Cecilia Ternovoe Pontes, 75 anos, que mesmo não tendo o voto como obrigatório, ficou na fila desde 4 da para fazer a biometria. “Estou aqui desde as 4h sem almoço, mas quero fazer logo meu dever” disse, no mesmo tempo em que confirmava com a atendente se haveria ou não necessidade de votar. “Vou fazer o recadastramento, mas não voto mais em ninguém” falou a aposentada, que se diz desiludida com tantas noticias sobre corrupção e outros desmandos. “Para mim o Lula é o melhor, mas até ele tá arriscado de ser preso, então não quero saber mais de voto” finalizou.



GALERIA DE FOTO Show Anitta Campo Grande
Untitled Document