Informa Naviraí - SEGUNDA FEIRA, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
17 de NOVEMBRO de 2017 | Fonte: G1

"Foi promessa" diz torcedor do Lanús que ficou só de cueca por vaga na final

Domingo o Esporte Espetacular exibe reportagem com Ricardo Veneju, de 66 anos, que ficou de cueca ao comemorar vaga do Lanús na final da Libertadores

Certas imagens já nascem eternas. O futebol, então, é pródigo em produzir cenas pra posteridade. Capazes de resumir toda história de um lance, de um jogo, de um campeonato! Foi o que aconteceu com um momento protagonizado por Ricardo Veneju, torcedor fanático do Lanús, que comemorou a classificação milagrosa para a decisão da Libertadores de uma forma inusitada e acabou se tornando um símbolo involuntário do fanatismo da torcida do adversário do Grêmio.

No exato instante em que o juiz Wilmar Roldan apitou o final da partida da volta contra o River Plate, pela semifinal da competição, Ricardo já estava despido de qualquer vergonha ou constrangimento. Debruçado numa grade de ferro, celebrava, eufórico, a virada histórica e o feito inédito.Seria uma cena comum, se não fosse um detalhe : a essa altura, Ricardo trajava apenas um par de tênis e uma cueca branca.

Ricardo mostrando como comemorou a vaga na final (Foto: Gustavo Serra)Ricardo mostrando como comemorou a vaga na final (Foto: Gustavo Serra)

Ricardo mostrando como comemorou a vaga na final (Foto: Gustavo Serra)

- Aquilo que eu fiz foi uma promessa. Sou adulto, não ando pelado. Imagina, havia casais, crianças ali... Naquele momento não pensei, porque foi uma promessa que fiz da minha alma. Saí daquele primeiro tempo, perdendo de 2 a 1, com esperança de virar o placar. Eu disse ao meu filho: "se fizermos um gol com menos de 5 minutos no segundo tempo, podemos virar. Aí ele falou "é impossível, não tem como". E ele seguia chorando, mesmo com 38 anos. Aquilo me partiu o coração. Eu já sofri tudo na vida pelo Lanús, e me matava vê-lo chorar. Então quando fiz a promessa, ele disse que eu estava louco. Disse que ia ficar pelado. Não pelado literalmente, mas que ia tirar a roupa. Ele disse que eu estava louco. E quando terminou o jogo, saí correndo e comecei a tirar a roupa. Foi uma loucura, uma loucura", disse o torcedor de 66 anos.

Uma loucura que, em tempos de ultraconectividade, se replicou rapidamente. A imagem dele comemorando quase sem roupa correu o mundo. Viralizou. Rapidamente, a fama do "torcedor de cueca" extrapolou os limites de La Fortaleza

Ricardo conversou com a reportagem do Esporte Espetacular (Foto: Gustavo Serra)Ricardo conversou com a reportagem do Esporte Espetacular (Foto: Gustavo Serra)

Ricardo conversou com a reportagem do Esporte Espetacular (Foto: Gustavo Serra)

- A repercussão foi uma loucura, me ligaram da Alemanha, da Itália, um amigo do meu filho recebeu uma ligação dizendo que saí na capa de um jornal na Rússia. Em pouco tempo, a imagem já estava em sites e jornais do mundo inteiro. Depois, ainda no estádio, umas 20, 30 pessoas fizeram fila pra tirar uma selfie comigo

Ricardo e seu filho serão alguns dos 4.000 torcedores que irão a Porto Alegre para a primeira partida da final inédita da Libertadores, contra o Grêmio.

- Naquele dia mesmo, meu filho ao chegar em casa ligou para o Brasil, reservou o hotel, e já temos os ingressos! Já colocamos um cartaz no nosso negócio avisando que por 5 dias não se trabalha porque o Lanús vai jogar uma partida importante pela final da Libertadores! Eu posso morrer tranquilo amanhã porque já vi tudo, mas quero sair campeão da América!

Ricardo explicou porque ficou só de cueca (Foto: Gustavo Serra)Ricardo explicou porque ficou só de cueca (Foto: Gustavo Serra)

Ricardo explicou porque ficou só de cueca (Foto: Gustavo Serra)

Serão 1300 quilômetros de Lanús a Pòrto Alegre, percorridos de ônibus. A mala ainda não está pronta. Mas uma peça...não pode faltar.

- Desde o dia do jogo, eu uso a cueca, chego à noite, lavo, e no dia seguinte coloco de novo. E ela vai ao Brasil, à grande final. Depois não sei se colocarei num museu, fazer um quadro, mas essa...morre comigo!

 

A história do Ricardo, de outros torcedores fanáticos, do clube e da cidade de Lanús, você vê em detalhes nesse domingo, no Esporte Espetacular.

 



GALERIA DE FOTO Show Anitta Campo Grande
Untitled Document